FESTIVAL DE CINEMA
DAS PERIFERIAS DE MACEIÓ

CICLO DE CONFERÊNCIAS REVOADA

O Ciclo de Conferências Revoada é um espaço para elaboração coletiva e difusão do conhecimento acerca dos temas mais pungentes que envolvem o fazer cinema em Alagoas e no Brasil. Desde a realização até as estratégias de circulação de filmes que abraçam uma diversidade de plateias e promovem diálogos através das imagens e das fábulas narrativas.

O Ciclo de Conferências Revoada é composto por seis painéis que se debruçam entre os eixos: Produção, documentário, difusão e periferia, crítica e curadoria, direção cinematográfica.

As conferências acontecerão nos dias 21, 22, 23 e 26 de novembro no Sebrae Maceió a partir das 14h.

21/11 - SEGUNDA-FEIRA

Local: SEBRAE Lab

14h - Produzir Cinema: Da margem ao centro e vice-versa

Regina Barbosa – Diretora e produtora

Pedro Krull – Produtor e realizador

Renah Berindelli – Produtora executiva e diretora de produção

Mediação: Débora Lima – Analista de Soluções e Inovação SEBRAE/AL

Em uma perspectiva nacional, Alagoas localiza-se na periferia da cena cinematográfica do país. O movimento é emergente e vem sendo conquistado com articulações coletivas, editais públicos, formalizações de empresas produtoras, profissionais do setor, repercussão de filmes alagoanos em festivais do Brasil e do mundo. Diante desse frugal movimento algumas questões norteiam este diálogo: Quais os desafios implicados nesse processo de expansão? Como articular a estruturação interna de coletivos e empresas produtoras, refletindo as estratégias de inserção, cuidados e sustentabilidade? Como esses profissionais se veem diante de um mercado em constante transformação? Como pensar as produções de forma criativamente resolutivas e possíveis em tempos inflados?

16h - Masterclass - Personagens em conflito no documentário

com Vladimir Seixas, diretor e roteirista

No cinema documental, a relação entre quem filma e quem é filmado se estabelece entre as estratégias de abordagem e os diálogos e negociações das filmagens. Assim, abre-se espaço para um processo de cocriação da narrativa, levando-se em conta a dimensão dos conflitos mostrados e da articulação com as lutas, a responsabilidade de contar uma história que se mistura com a vida, a elaboração e preparação de performances e os fracassos em se construir uma personagem. Nesta masterclass, Vladimir Seixas irá traçar, através de suas diversas experiências documentais, insights e elaborações acerca dos personagens que encontra e se relaciona. Além disso, o realizador também falará sobre suas narrativas que acompanham as diversas transformações do Brasil nos últimos anos.

22/11 - TERÇA-FEIRA

Local: SEBRAE Lab

14h - O que pode a periferia pelo Cinema?

Ari Consciência – Articulador e produtor cultural

Fernando Rodrigues – Professor da Universidade Federal de Alagoas

Zazo – Fotógrafo e realizador de Cinema 

Mediadora: Rose Monteiro -Historiadora, Realizadora de Cinema e Produtora cultural. 

O que pode o cinema pela periferia? Durante muito tempo a prática de levar o cinema para as periferias através dos festivais e das atividades formativas foi permeada por um ideal civilizatório, como se a ausência das tradicionais salas de cinema significasse também uma ausência de cultura. Contudo, nos últimos anos a identidade periférica tem protagonizado uma verdadeira inovação cultural na literatura, na música, no teatro e também no cinema. Desse modo, se faz necessário inverter a questão e lançar uma provocação para nossa mesa: o que pode a periferia alagoana pelo cinema? A partir dessa perspectiva gostaríamos de ampliar o debate sobre como ela pode nos apresentar outras possibilidades de fazer, sentir e imaginar o cinema.

23/11 - QUARTA-FEIRA

Local: SEBRAE Lab

14h - Diálogos da direção

Pedro Diógenes – Roteirista e diretor

Sérgio de Carvalho – Roteirista e diretor

Mediador: Ulisses Arthur – roteirista e diretor

Norte e Nordeste são regiões do Brasil onde cada produção lançada no circuito exibidor renova as perspectivas de olhares tanto para as narrativas, contextos e sotaques, quanto para para o próprio cinema, que se enche de frescor com as propostas estéticas e políticas dessas regiões. Nesta mesa, os realizadores Pedro Diógenes, diretor do longa-metragem cearense A Filha do Palhaço e Sérgio de Carvalho, diretor do filme acreano Noites Alienígenas comentam seus processos criativos e modos de realização em seus territórios.

Inscrição realizada!

Você receberá um email de confirmação